Descritores e a Prova Brasil

Quando se fala em descritores, em que você pensa?
Medir = Avaliar = Exercício de reflexão sobre a prática docente para tomada de decisões.
Eu digo que a medida de ontem já não é a mesma de hoje e pode ser resumida na historinha que fala de um espelho mágico dos tempos atuais.

- Espelho, espelho meu, existe alguém mais linda do que eu? 
Era uma vez...
Um espelho mágico - toda rainha tem um - de uma rainha. Ela queria avaliar sua beleza e esperava, do espelho, a resposta que já conhecemos dos contos infantis.  
Porém o espelho, tipo nerd realista e de bom senso, disse a ela que os tempos mudaram e que a resposta já não era tão simples. Para um diagnóstico, precisava de dados detalhados e começou a enumerá-los, problematizando a questão:
Imagem http://rcindaial.wordpress.com

- O que pretende fazer com a minha resposta? 
- Pretende comparar seu nível de beleza com o de outras pessoas?
- Sua avaliação da  própria beleza considera regras ou critérios planejados?
- Pretende classificar resultados?
- Que bases devo usar nessa análise?
- O que devo usar para medir a beleza? Observação ou outro tipo de prova?...

Então, um descritor assemelha-se ao espelho mágico.
O descritor detalha uma habilidade cognitiva, em graus de complexidade, sempre associada a um conteúdo que deve ser retratado fielmente pelo aluno. Faz parte de um contexto.
- Melhor chamar a Matriz de Referência!... 
- Quem ela é?
Matriz de Referência é um documento organizado, direcionado às habilidades que o aluno deverá mostrar ao ser avaliado, de acordo com o seu nível de escolaridade e se decompõem em descritores, cuja função é avaliar unidades mínimas de cada habilidade.
Habilidade é o comportamento a ser desenvolvido pelo aluno. 
Os descritores sintetizam as habilidades e competências que precisam ser aferidas em cada ano de escolaridade e devem ser expressos detalhadamente, para que se possa medir os aspectos que podem ser observados. São itens da unidade de teste de uma avaliação.
Cada item é composto por elementos que consideram, nas questões em aberto ou de múltipla escolha, o seguinte:
- Enunciado, com situação-problema, questionamento, contextualização, suporte de texto, imagem ou recurso variado e/ou, ainda, comando para resposta sob a forma de complementação de sentença.
No enunciado e no comando, recomenda-se a utilização de expressões positivas e curtas, sem indução da resposta, evitando o uso de "pegadinhas" e de expressões do tipo: “A alternativa que indica"... .
A escolha do suporte, recomenda-se que seja adequado ao nível que se pretende avaliar, com figuras de boa qualidade gráfica. Fragmentos de textos devem permitir a compreensão do sentido geral. O suporte deve apresentar a referência bibliográfica com os devidos títulos.
Numa avaliação, utilizando os descritores, como elaborar os itens?
-Escolhido o descritor da Matriz, analisa-se a habilidade exigida para resolvê-lo.
-Determine a situação-problema a ser trabalhada.
-Construa o enunciado.
-Escolha bons textos ou boas imagens que enriqueçam a diversidade do contexto, no caso de usar suporte
-Elabore as alternativas de respostas.
-Verifique se o item combina com o descritor.
-Revise o item verificando a redação, a apresentação e as alternativas de resposta (Brasil,2003).

PROVA BRASIL 

De acordo com a revista Nova Escola, é vista como uma caixa-preta:
Realizada a cada dois anos, a Prova Brasil avalia habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática.
Utiliza as Matrizes de Referência para a elaboração dos itens - tópicos e descritores - que dão "transparência e legitimidade ao processo de avaliação, informando aos interessados o que será avaliado". 
"...Item é a denominação adotada para as questões que compõem a prova."
"...As matrizes são, portanto, a referência para a elaboração dos itens da Prova Brasil". 
"...De acordo com os pressupostos teóricos que norteiam os instrumentos de avaliação, a Matriz de Referência é o referencial curricular do que será avaliado em cada disciplina e série, informando as competências e habilidades esperadas dos alunos..."
"Essas matrizes têm por referência os Parâmetros Curriculares Nacionais e foram construídas a partir de uma consulta nacional aos currículos propostos pelas Secretarias Estaduais de Educação e por algumas redes municipais..."
Habilidade e Competência são amigas inseparáveis e são mencionadas no mesmo documento: 
-Habilidade: plano objetivo e prático do saber fazer. São as capacidades para realizar ações.
-Competência - “capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiando-se em conhecimentos, mas sem se limitar a eles”. Perrenoud. Ou seja, capacidade de mobilizar conhecimento, valores e decisões para agir em determinada situação.
- Pense...
- Onde quer que o aluno chegue? O que ele deve ser capaz de fazer?
- O aluno precisa possuir habilidade para dominar determinado assunto a fim de adquirir competência.
Viu? Habilidade e Competência estão sempre juntas!

No portal do MEC você encontra muito mais sobre Matrizes da Prova Brasil e do SAEB, Sites das Avaliações, Simulado 2011
Na revista Nova Escola poderá se informar sobre A Prova Brasil em detalhes.

Você já viu um caderno semelhante a este em sua escola? 
- É o livro PDE/Prova Brasil. MEC/INEP/SAEB. Brasília 2011, apresentando matéria sobre Avaliação do Rendimento Escolar no Ensino Fundamental, Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores.
Utilize-o! Está recheado de informações e sugestões de atividades relacionadas ao assunto. 

=) Tarefa de casa: 

Download MEC Matrizes de Referência - orientações para Prof.SAEB (Ensino Médio).Prova Brasil(Ensino Fundamental).

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